O Que é um Funil de Vendas e Como Funciona?

Um funil de vendas é uma metáfora visual que usamos no marketing, para acompanhar a trajetória de um potencial cliente, até tornar-se um cliente. Frequentemente usado por equipes de vendas e marketing, o funil de vendas ajuda as empresas a entender e visualizar seu processo de vendas e medir o sucesso geral de conversão entre cada etapa do funil.

Um funil de vendas tem a forma de uma pirâmide invertida, semelhante aos funis do mundo real, a que a metáfora se refere. A largura de cada parte do funil reflete o tamanho do público, sendo o topo do funil o mais largo e a parte de baixo a mais estreita.

No topo do funil estão os visitantes do site ou usuários de aplicativos móveis, e a parte inferior do funil é geralmente uma campanha de vendas ou conversão. O objetivo das vendas neste modelo é obter vários prospectos no topo do funil e convertê-las em clientes na parte de baixo.

Marketing e o Funil de Vendas

O funil de vendas é alimentado por atividades de marketing que geram conscientização e criam demanda por um produto ou serviço.

Mover um cliente através do funil, é um conjunto de atividades cuidadosamente orquestradas, projetadas para aumentar a conscientização e educar o potencial cliente sobre os benefícios de sua oferta.

Ao longo do tempo, os clientes se deslocam através do funil de vendas – desde o contato inicial até a compra final – à medida que aprendem mais sobre seu produto e expressam interesse nele.

À medida que o funil se estreita em cada estágio, os prospectos diminuem, se limitando a poucos clientes potenciais. O objetivo de um processo eficiente de vendas e marketing, é melhorar a taxa de conversão em cada estágio, para que mais clientes completem toda a trajetória do funil.

Tipos de Funis

Os funis de vendas variam amplamente de acordo com o mercado. O funil de vendas B2B para uma empresa de software empresarial, pode durar vários meses ou mais, enquanto o funil de vendas para um site de comércio eletrônico B2C pode demorar apenas alguns minutos. Alguns funis têm várias fases, enquanto outros só possuem duas ou três.

Por exemplo, um funil de vendas típico para um site de comércio eletrônico, pode começar com os visitantes do site no topo, as pessoas que adicionam itens ao carrinho, as pessoas que visitam a página de checkout no meio do funil, além dos clientes que concluíram a transação na parte inferior.

Toda a trajetória do cliente em um o funil de comércio eletrônico, como o citado acima, pode ocorrer em questão de minutos, desde quando o cliente visita o site, adiciona itens ao carrinho e completa suas compras.

Isso pode ser contrastado com um funil de vendas B2B, que pode ocorrer ao longo de vários meses, com os visitantes do site entrando no topo do funil, tornando-se um lead, preenchendo um formulário, sendo nutrido através de uma campanha de e-mail, em seguida, chegar a um vendedor para assinar um contrato.

A Importância do Funil de Vendas

Compreender o conceito de funis de vendas é importante porque é um modelo útil para visualizar a jornada do cliente desde a visita inicial até a conversão. O funil de vendas fornece uma estrutura útil através da qual, você pode analisar sua empresa e identificar áreas para melhoria.

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