Como Criar uma Campanha de Email Marketing Arrasadora?

Uma boa campanha de Email Marketing é capaz de fazer com que você conquiste muitos clientes. Mas, devemos sempre lembrar que, sua campanha deve estar de acordo com seu público-alvo.

Como criamos uma campanha de email marketing?

Atualmente, o email marketing tem sido muito utilizado para converter clientes em vendas. Se você pretende cativar clientes através do email marketing, veja a seguir como se faz uma campanha de email marketing eficiente.

1. Saiba qual o tipo de email será utilizado.

Como nos dias de hoje existe a jornada de compra, você precisa definir qual será o objetivo do email, confira alguns tipos a seguir:

  • Atualização de blog;
  • Atualizações de produtos;
  • Newsletter;
  • Convite para participar de eventos;
  • E-mails de nutrição;

Para enviar o email correto, você precisa analisar em que estágio seu cliente se encontra na jornada de compra.

2. Crie uma lista com bom senso.

Para que uma campanha de email marketing tenha êxito, você precisa “captar” esses emails de maneira natural e intuitiva. Nunca compre lista de email, não é ético. Você pode pedir para alguém baixar um e-book, se inscrever para uma palestra gratuita, etc.

Assim, a pessoa estará de certa forma, autorizando que você envie emails para ela.

3. Desenvolva bons conteúdos.

Nunca é demais dizer que, atualmente a web está cada vez mais zelando por bons conteúdos. E com o email não é diferente. Ofereça conteúdos que irão ser úteis para que seu lead tenha interesse em ler.

4. Seja mobile.

Com o avanço de produção de celulares, as pessoas também acessam pelo smartphone, por isso imagens responsivas são fundamentais para garantir uma boa experiência ao usuário.

Quais ferramentas utilizar para aumentar a lista de email marketing?

Como o email marketing está cada vez mais sendo utilizado por empresas para contatar clientes, vamos exibir algumas ferramentas que ajudam a criar caixas de captura. Confira:

  • Hellobar:  trata-se de um Pop-up que coleta e-mails por meio de alguma ação que o usuário tenha feito. É da empresa Neil Patel.
  • Mautic: conta com poderosas ferramentas de nutrição e acompanhamento de leads para organizar as suas campanhas de marketing.
  • Thrive Leads: é um plugin do WordPress pago, onde podemos consultar vários templates e também analisar o Analytics.

Não esqueça da segmentação

Após escolher uma ferramenta e planejar uma campanha de email marketing, a partir do momento que você vai conquistando público, você deve segmentar sua lista e se possível, criar grupos de contatos de acordo com o tipo de conteúdo.

Encerrando

O email marketing é muito importante para as empresas. Mas, mais eficaz ele se torna, quando se tem uma campanha de email marketing bem estruturada e com conteúdo que realmente conquiste o cliente.

Você deve trazer o cliente até a caixa de inbox, para o cadastro de maneira livre, sem que o cliente se sinta obrigado.

Mais importante ainda, é realizar o teste AB, verificar o ROI, para saber se a estratégia está dando certo, e caso precisar mudar de direção. Não se esqueça das imagens responsivas, atualmente elas são muito úteis para o público que usa celular.