Lead – Qual a importância dele para meus Negócios

O que é Lead?

Um Lead é um contato promissor de vendas, ou seja, um indivíduo ou empresa que mostrou interesse em seus produtos ou serviços.

Os leads são rotineiramente obtidos através de clientes já existentes ou através de uma resposta direta à sua campanha de marketing. O Departamento de vendas, geralmente é o grande responsável por perseguir e fechar leads.

Por exemplo:

Você contratou um serviço para sua moto ou carro. Após o serviço, a empresa liga para você, pedindo que dê seu feedback, você apenas fala sobre sua experiência e a chamada termina… correto?

Mas, do ponto de vista comercial, a informação que você forneceu à empresa, poderá ajudá-los a melhorar essa comunicação e criar um relacionamento mais próximo com você, e a partir daí tentar encaixar outros serviços que se adaptem a seu perfil.

O que é “Lead Generation”?

O Lead Generation ou Geração de leads, no bom e velho português, é quando você consegue acumular o máximo de dados de um cliente, como nome, email, telefone, endereço, redes sociais, etc… o departamento de marketing da empresa geralmente é o responsável pela geração de leads.

Como Capturar leads Corretamente?

Existem diversas maneiras de captar leads qualificados, entre eles destacamos:

  • Isca Digital;
  • Ebooks;
  • Brindes;
  • Amostras Grátis;
  • Conteúdo de Qualidade em blog;
  • Formulários;
  • Vídeos;
  • Campanhas de CPA;
  • Campanhas de CPC;

Para cada maneira citada acima, existe uma técnica adequada que precisa ser utilizada, mas, uma das mais eficazes de capturar bons leads, é através do bom conteúdo gratuito oferecido a seus clientes, seja publicado em um blog ou nas redes sociais.

É importante ganhar a confiança de seus clientes, faça isso por lhes oferecer algo sem custo, mas, que seja de extrema importância, por exemplo… digamos que seu negócio trabalha com buffet para festas de casamentos, poderá publicar bons conteúdos direcionados a noivas, e ofertar um ebook “10 Melhores pratos para Festas de Casamento”, no final do ebook, poderá inserir seu cardápio, site e contatos.

Vale a pena lembrar, que para ter acesso ao link para baixar o ebook, o leitor precisa inserir dados como nome e email, gerando assim um lead.

Por que a geração de leads é importante?

A geração de leads permite que uma empresa:

Construa relacionamentos contínuos com os compradores: o processo de compra mudou. Assim, os Leads ajudam os comerciantes a construir um relacionamento substancial a longo prazo com seus clientes, que não só promovem o negócio, mas também geram um cliente satisfeito.

Referências de peso: os clientes satisfeitos acabam indicando seus produtos ou serviços, ou mesmo seu conteúdo, para amigos, parentes, colegas de trabalho, estes acabam chegando como visitante e depois de visitar o site, eles se tornam novos leads, portanto novos clientes.

Alto Retorno sobre o Investimento (ROI): A geração de leads qualificados é uma das maneiras mais fáceis de aumentar seu ROI e obter negócios adicionais.

Dica de Amigo…

Uma das melhores maneiras de capturar bons leads, é ter um site em WordPress, pois existem milhares de ferramentas (plugins), que se encaixam perfeitamente a necessidade de cada negócio, independente do nicho que se queira trabalhar.

Caso precise de maiores informações de como gerar mais leads e como ter um site Profissional, fale agora mesmo com um de nossos Consultores, ele terá o maior prazer em ajudá-lo.

Até a próxima… Aguardamos seu contato 🙂