Com o avanço de proprietários de blog, ficou cada vez mais visível que o marketing tradicional na web não iria fazer sucesso. E por isso o inbound marketing surgiu, pois ele é conhecido como o marketing que é amado pelas pessoas, e que deve atraí-las.
O que é inbound marketing?
Pelo fato do consumidor ter mudado de comportamento de uns tempos pra cá, o modo de convencer esse consumidor também mudou. De acordo com a Hubspot, Inbound Marketing quer dizer:
“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
Ou seja, devemos conquistar o cliente, através de uma dor que ele possa ter, solucionando suas dúvidas por meio de um bom conteúdo.
Como utilizamos inbound?
Devemos utilizar inbound para transformar visitantes em leads, leads em clientes, e por fim clientes em divulgadores. Mas, para que isso ocorra, precisamos cumprir os seguintes itens:
- Lugar;
- Tempo;
- Conteúdo;
Você precisa filtrar o conteúdo, para que ele possa aparecer no lugar certo e no momento certo. Podemos verificar isso na prática quando recebemos um e-mail, em alguns casos recebemos um e-book, depois uma pergunta sobre o conteúdo recebido, e em seguida um infográfico.
E por isso, é que você deve ter bom senso e saber para quem é o conteúdo, evitando assim que seu email vire spam.
Quais os princípios do inbound?
Antes de utilizar o inbound, é fundamental conhecer seus princípios, veja a seguir:
Marketing de conteúdo: com o marketing de conteúdo, conseguimos produzir conteúdos para as pessoas certas.
Ciclo de compra: quando definimos nosso público-alvo, em seguida é preciso definir sua jornada de compra, até sua decisão final.
Personalização: após saber mais sobre seus leads, você deve pesquisar sobre qual conteúdo ele precisa mais, e então criar materiais que tirem suas dúvidas.
Multicanais: isso vale para blogs e redes sociais, você deve criar interação com seus clientes, no momento certo.
Integração: a integração é importante, pois com ela vem a mensuração, ou seja, a análise para ver se a campanha de inbound está dando certo.
Metodologia do inbound
Para marketeiros autônomos ou profissionais de agência, o inbound possui 4 ações:
- Atrair;
- Converter;
- Fechar;
- Encantar;
E para cada etapa, você precisa desenvolver um conteúdo coerente para sanar as dores de seu cliente.
Para finalizar
O inbound marketing tem se tornado um grande aproximador de clientes e empresas, porém para bem aproveitá-lo é fundamental o uso das redes sociais, aliado ao blog/site, e através destes fornecer um conteúdo que encante e consiga converter de fato o lead em cliente.
A mensuração é fundamental, para verificar se o planejamento está dando resultado. Lembre-se que, o inbound deve atrair o cliente, e não espantá-lo.
Você deve criar conteúdo para cada etapa da metodologia do inbound, respeitando as dúvidas particulares que cada cliente possui de acordo com o funil de vendas.
Com o inbound, o cliente se sente livre para se decidir. Ao contrário do que acontece com o marketing tradicional.