Checklist para sua Loja Virtual!

Sabemos que criar um E-commerce não é fácil por isso criamos aqui um checklist, para facilitar o processo inicial na hora de desenvolver e lançar a sua loja virtual!

 

  1. Escolher Nicho de Atuação – Definir bem qual será o seu nicho de atuação é o primeiro passo para começar uma loja virtual.
  2. Encontrar Fornecedores de Produtos – Os fornecedores de produtos “alimentam” sua loja e são essenciais para o seu sucesso, encontrar bons fornecedores nem sempre é fácil.
  3. Nome da Sua Loja – Caso ainda não tenha um nome para sua loja, procure um nome que remeta ao nicho de atuação que você escolheu.
  4. Definir Domínio Próprio – O domínio é seu endereço na internet, é por ele que seus visitantes acessam a sua loja.
  5. Planejar Identidade Visual – Ter um bom design que esteja preparado para dispositivos móveis tem um impacto direto em suas vendas.
  6. Ter Certificado de Segurança (SSL) – O Certificado SSL habilita o protocolo https no seu site, o que permite que usuários comprem com mais segurança.
  7. Contar com Sistema de ERP – A gestão de uma loja virtual não é fácil e um bom sistema de ERP pode te ajudar a fazer uma boa gestão do seu negócio.
  8. Escolher meios de pagamento – Receber pagamentos online via cartão de crédito, boleto ou transferência bancária é mais fácil do que muita gente imagina, basta utilizar um intermediador ou gateway de pagamentos.
  9. Escolher meios de Envio – Escolher o método para enviar as suas mercadorias é importante para que seus produtos sejam enviados com agilidade e segurança, hoje existem algumas opções para lojas virtuais como Correios, Transportadoras e outros.
  10. Definir Embalagem para Envio – À escolha da embalagem é primordial para que a experiência do cliente seja marcada ao receber os produtos comprados na sua.
  11. Criar Conta e Configurar Google Analytics e Search – É recomendado que você utilize uma ferramenta que te ajude a entender como e quais as páginas são as mais acessadas da sua loja virtual.
  12. Criar conta no Facebook Business – Criar uma conta de negócios no facebook é importante para a integração da sua loja virtual com as redes Facebook, Instagram e Whatsapp Business.
  13. Ter Integração Com Marketplaces – Os marketplaces como Shoptime, Submarino e Americanas tem potencial incrível de vendas, por isso vale a pena considerar a integração deles a sua loja virtual.
  14. Fazer Planejamento de SEO – Comece sua loja pensando em SEO, cadastre seus produtos e categorias pensando em quais palavras-chaves deseja atingir, tenha um blog de conteúdo para melhorar a estratégia SEO da sua loja virtual.
  15. Ter Um Bom Atendimento ao Cliente – Prestar um bom atendimento antes e depois da comprar é uma excelente maneira de fidelizar seus cliente.
  16. Planejar o Lançamento do E-commerce – Um bom planejamento para lançar sua loja virtual é essencial para sentir um impacto.
  17. Calendário Promocional – Se programe para as datas comemorativas com antecedência, para que sua loja possa usufruir de um ótimo resultado aproveitando ao máximo o tráfego gerado nessas datas.
  18. Estratégias de Marketing Digital – Hoje a internet possibilita uma atuação com mais eficácia por isso é de extrema importância ter uma atuação tanto orgânico (postagens nas redes sociais, SEO, stories) como pago (impulsionamento, anúncios no Google e outros).