As métricas do Marketing Digital

Tudo pode ser mensurado em Marketing Digital

Uma gigantesca vantagem do Marketing Digital é que absolutamente tudo que é feito no ambiente online pode, e deve ser mensurado, ou seja, transformado em números, a fim de se descobrir se as estratégias estão sendo bem aplicadas e se estão trazendo bons retornos. O que pode ser medido como prova de que o marketing digital está trazendo algum retorno? Algumas métricas do marketing digital podem ser usadas para responder essa pergunta.

Afinal, quais são as métricas do Marketing Digital?

São muitas as perguntas que podem ser respondidas a partir da observação dos dados e dos resultados dessa área. Veja o exemplo de três delas que são imprescindíveis a qualquer tipo de negócio:

Qual o retorno sobre o investimento?

A melhor métrica para mostrar o impacto do Marketing Digital dentro da empresa é, sem dúvida alguma, o cálculo do ROI.

Nele você considera o retorno obtido com uma campanha e o divide pelo valor total do investimento realizado. O resultado é justamente este retorno que precisa ser avaliado.

Ao conhecer tais resultados você tanto pode mudar de estratégia como pode também continuar investindo na mesma, fazendo apenas pequenos ajustes.

Qual tem sido o custo de aquisição do cliente?

Já o CAC, por sua vez, determina o valor que sua empresa injeta para que cada novo cliente seja adquirido e diferencia, ainda, por quais meios essa captura aconteceu a fim de delimitar ainda mais as suas estratégias.

Por exemplo, considere que em uma campanha você investiu R$ 500 no Facebook Ads e R$ 300 no Instagram Ads. Considere ainda que o primeiro trouxe 45 novos clientes e o segundo, 37. Qual compensou mais?

Calculando o CAC você terá que cada novo cliente do Facebook custou cerca de R$ 11,11 enquanto que do Instagram R$ 8,10. Em qual rede compensa mais você investir então – a grosso modo – ?

Quanto o público está engajado?

Por último, não menos importante, engajamento significa maiores probabilidades de fechar vendas! Por isso, é realmente importante que seu público mantenha-se sempre engajado e interagindo.

Esta métrica mensura o número de curtidas, de compartilhamentos, de comentários e envio de conteúdos entre muitos outros.

Ao contabilizar estes números você consegue determinar quais assuntos e formatos são mais atrativos para o seu público, quais redes sociais proporcionam melhores retornos entre outros. Tudo indispensável ao Marketing Digital, é claro!